De uma forma simples, crédito tributários são direitos que o contribuinte tem perante ao fisco (estadual, federal e municipal), expressos em valor monetário. Resumidamente, em relação a sua origem, tais créditos podem decorrer de:
- Incentivos e benefícios tributários não percebidos;
- Créditos fiscais não considerados para descontos nas apurações;
- Interpretação equivocada da legislação tributária;
- Pagamentos indevidos ou a maior.
A recuperação dos créditos pode ser corrigida pela SELIC e engloba toda a carga tributária da empresa, considerando tributos como IRPJ, CSLL, , PIS, COFINS, IPI, INSS, ICMS, ISS, dentre outros.
Para realizar a recuperação, como primeiro passo, é necessária uma Revisão Tributária completa, visando compreender os detalhes das operações da empresa, qual a origem de cada situação geradora de crédito, seus fundamentos, quais seriam esses impostos, contribuições e seus valores. Após essa etapa, trabalhamos frente ao órgão fiscalizador para viabilizarmos os créditos através de pedidos de Restituição em conta corrente e/ou Declarações de Compensação.
O trâmite e processo adotado é totalmente seguro, e tem como basilar a Lei e normas dos órgãos fiscalizadores! Não perca tempo e agende já uma consulta com nossos especialistas.